terça-feira, outubro 31, 2006 

VILA DO CONDE Nº 1 NO RANKING DA REVOLTA

 

CABEÇAS PERDIDAS

Marrocos está em crise. Depois da derrota com o Feirense por 4-1, os camelos entraram em ebulição. Pede-se a cabeça do treinador João Eusébio. Vai alguém entender estes camelos:

Alguém tem o número do Mário Reis?

João Eusébio estÁ no limbo, cabe a quem dirige decidir o melhor para o clube. O BdRA estará atento para avaliar qualquer que seja a decisão, mas esta derrota deixa Eusébio (praticamente) sem margem.

Quando todos falam em mau momento desportivo e nunca deixaram de sonhar com a 1º Liga, Paulo de Carvalho relembrou ontem em Assembleia Geral… claro está, antes do Feirense – Rio Ave, que Marrocos não tem orçamento para a 1ª Liga e que o clube tem um passivo de 4 milhões e 620 mil euros e um prejuízo de exercício de cerca de 700 mil euros.

Deixem pois este homem fazer um péssimo serviço em nome das boas finanças do clube.

 

KAFKA E AMIGOS ENTRE COLINAS E PERIGOS

Caro leitor, entrar e sair da Amadora, é viver uma história aos quadradinhos. Tanto eu como os meus amigos de jornada nunca tínhamos percorrido a Amadora. Percorrer a Amadora é como percorrer um labirinto.
Mal entramos na Amadora, foi um sobressalto de histeria e gritaria no carro, quando vimos um negro com um gorro na cabeça. O carro parece que ganhou vida própria e... zás, fugiu dali. Depois de meia hora entre colinas de prédios, lá conseguimos encontrar o Fórum.
Depois de muitas queixas em anos anteriores quanto ao local do festival, este ano o FIBDA passou para o novo e moderno complexo, denominado de Fórum Luís de Camões na Brandoa. Mas não há bela sem senão. É o diabo chegar ao FIBDA. Os protestos são gerais.
Quanto ao resto, as exposições… muito interessantes. Vale sempre a pena ir ao FIBDA.

P.S - Vamos fazer um seguro de vida para o FIBDA 2007.

(Clicar na imagem para ampliá-la)

(Clicar na imagem para ampliá-la)

(Clicar na imagem para ampliá-la)

segunda-feira, outubro 30, 2006 

DOMINGO KAFKIANO

Fui ontem ao FIBDA. Amanhã publico mais fotografias e um pequeno texto. Ouvi dizer que o tempo aqui esteve mais que óptimo. Lá para baixo, nem por isso. Mas esteve agradável. Ouvi dizer mas ainda não confirmei, que o Rio Ave ganhou 1-4 ao Feirense. Viva o Rio Ave.

(Clicar na imagem para ampliá-la)

domingo, outubro 29, 2006 

VILA DO CONDE

Farturas de notícias: aqui, aqui e aqui.

 

"HABITATUS VILACONDENSUS" EM GUERRA CIVIL

O grande destaque do último "Terras do Ave", vai para a questão das fronteiras do território “vilcondensus”. E no dizer do TA: A delimitação das zonas de fronteira entre freguesias é um problema antigo e transversal a praticamente todo o concelho de Vila do Conde. Marcos delimitadores arrancados, placas sinalizadoras que mudam de sítio, edifícios simultaneamente registados em diferentes localidades, disputas de terrenos, são apenas alguns dos problemas verificados em algumas das freguesias, mas que têm causado situações de conflito entre elas.
Pois bem, sábado passado estive em várias zonas de guerra. Como não podia deixar de ser, estive na antiga estação da RDP. A mais conhecida “estação” do nosso calvário e o símbolo para todo o mundo de que esta “voz” não se calará. Quando penetrei naquele território, os cães da vizinhança, ladroavam e confesso que tive medo, muito medo, que algum saltasse dos portões. Este território inóspito é reivindicado tanto pela freguesia de Azurara como de Árvore.



Outros exemplos:
Parte deste vasto território é reivindicado tanto
pela freguesia de Azurara como de Árvore.


O território deste parque de campismo é reivindicado
pela freguesia de Azurara como de Árvore.


Caro leitor, quem é o culpado disto tudo? D. Afonso Henriques é claro! Não fez o trabalho todo. Deveria ser penalizado no concurso para o Grande Português.

 

DEBATE BLOGOSFÉRICO

A rádio Onda Viva, promoveu um debate no passado sábado (gravado) sobre a blogosfera, (nomeadamente a poveira), no qual estiveram presentes os blogues:
JC Nunes, Preto no Branco, Impressões de um Boticário de Província, Sextante Poveiro e o Póvoaonline (Ouvir spot publicitário. Para ouvir o debate, vá aqui).
Desiludam-se os que pensam que Tony Vieira esteve presente. Esteve e não esteve. Isto é, respondeu a um inquérito.
Sobre debates em rádios e jantaradas de bloggers, há quem tenha uma uma opinião curiosa como o Ping (ler post de 27/10/06).

sábado, outubro 28, 2006 

ACABOU A CRISE!

Finalmente o sol! Bom fim-de-semana!

sexta-feira, outubro 27, 2006 

QUE CONFUSÃO!

Vi um pouco do debate na RTP Norte (anteontem), sobre as prováveis portagens em 3 das SCUTS, tendo estado presentes, entre outros, o Presidente da CMVC, Mário Almeida e o Presidente da CMPV, Macedo Vieira.
Já era conhecida a posição de ambos. Um é contra, o outro é a favor das portagens. Macedo Vieira é realmente uma personagem curiosa e atrevo-me a dizer, corajosa.
Mas deixando isso de parte. Confesso que ver dois autarcas de regiões vizinhas, que utilizam a mesma linha do metro, a mesma EN 13 e A28, a defenderem posições diferente sobre as portagens nas SCUTS, o mínimo o que posso dizer… é que fiquei convencido da justeza de ambas as posições!...

Crónica: Duponk

 

AGUALUSA, GATO FEDORENTO E LOBO ANTUNES

Ontem quando cheguei a casa e tirei os sapatos, a televisão estava sintonizada na RTP Norte com o directo sobre o lançamento do último romance do António Lobo Antunes: “Ontem não te vi em Babilónia”. O que me despertou e me cativou neste directo e de imediato, foi ver o Ricardo, o mais conhecido gato fedorento a apresentar o livro, conjuntamente com o José Eduardo Agualusa. Confesso que senti alguma ansiedade pelo Ricardo. Ambos os nomes tinham sido escolha pessoal do Lobo Antunes que quis “diversificar” e deixou de lado, por exemplo, o Eduardo Lourenço e até mesmo o Cardoso Pires, que era bem capaz de fazê-lo regressar do mundo dos mortos, no dizer das suas palavras. Nunca tinha assistido na televisão, um directo sobre o lançamento de um livro com tanto tempo de antena. Estive 25 minutos em frente da televisão. Foi muito engraçado depois da “análise” do Ricardo, ver e ouvir o Lobo Antunes a falar praticamente a não falar sobre o seu livro mas do seu editor, do Agualusa e do Ricardo. Foram 20 minutos a falar dos outros de forma generosa e cativante. Quando acabou o directo fiquei mais com vontade de ler o Agualusa e de ver o gato fedorento do que comprar o último livro do Lobo Antunes.

 

VILA DO CONDE

quarta-feira, outubro 25, 2006 

RANKING "JORNAL DE VILA DO CONDE"


“(…) E, assim, nas 600 Escolas Secundárias analisadas em todo o país, a nossa Escola José Régio surge no 130.º lugar e a Escola D. Afonso Shanches no 152.º lugar, à frente de estabelecimentos renomados, como seja a Escola a Escola Rocha Peixoto na Póvoa de Varzim que apareceu no 161.º lugar.” – in Jornal de Vila do Conde/26.10.06


- Upsss, alguém esqueceu de mencionar
uma escola poveira com o meu nome!

 

SE NÃO PODES VENCÊ-LOS

FAZ COM QUE ELES SE JUNTEM A TI

“(…) O Ministério Público (MP) considera que o presidente da Câmara de Vila do Conde, Mário Almeida, e o ex-vice-presidente, Abel Maia, são responsáveis por "pagamentos ilegais e indevidos" a um ex-chefe de divisão e a um ex-vereador. O MP refere, ainda, que o autarca socialista acumulou indevidamente vencimentos enquanto presidente de Câmara e administrador da Empresa Metro do Porto.” – in Jornal de Notícias/05.10.06


"(...) Seja como fôr, o certo é que hoje quase não se vê o Prof. Dr. Santos Cruz em eventos e até no futebol. Sabemos que nas últimas quatro reuniões da Câmara Municipal só esteve presente numa, em 21 de Setembro, faltando às de 7 de Setembro, 12 e 19 de Outubro! O que não parece nada bem, mesmo tendo-se em consideração que recentemente juntou, ao seu trabalho de professor na Universidade Lusíada, uma nova actividade na Fábrica Fricon. O que também deixa uma interrogação: neste caso não há incompatibilidade de funções e podem acumular-se remunerações salariais?" – in Jornal de Vila do Conde/26.10.06

 

VILACONDENSE SEM DISTINÇÃO

A notícia vem com um título na primeira página do Jornal de Vila do Conde (26.10.06) com esta gravidade: “Centro de Saúde divide PSD e PS.”


"A denominação desta nova Unidade de Saúde originou posições discordantes entre as vereações do PS e PSD na Câmara Municipal, já que os sociais democratas propuseram que lhe viesse a ser dado o nome do conhecido especialista Dr. Albino Aroso, que foi Secretário de Estado do PSD, enquanto os socialistas entenderam, por razões que consideramos correctas, que deve continuar a designar-se por Centro de Saúde de Vila do Conde. (…)" – in Jornal de Vila do Conde/26.10.06


Albino Aroso segundo fontes anónimas parece ter ficado resignado. Terá comentado com familiares: “com 83 anos dificilmente terei outra oportunidade!”

 

MAIS EXPLICAÇÕES


 

MARIA ANTONIETA


A semana passada fui ver a Maria Antonieta de Sofia Coppola e foi a primeira vez que fui ao cinema ao “Dolce Vita”. Confesso que fiquei surpreendido com a qualidade da sala (1). As cadeiras são cómodas e o espaço entre as filas é bastante razoável e não cria aquela sensação de opressão e suplício como acontece no Auditório de Vila do Conde. O ângulo de visão da tela é acentuadamente inclinado e favorece o espectador. Para os adeptos do cinema sem intervalo, o melhor será então procurar outras salas que não as do “Dolce Vita”.
Foi com algum travão que fui ver um filme baseado numa autora de literatura de aeroporto, literatura que não costuma andar de mãos dadas quando se embrulha com a "grande história". E sem expectativas. Quem já se esqueceu da “desfeita” deste filme em Cannes. Não conhecia bem a figura da Maria Antonieta nem a do rei Luís XVI. Mas procurei no fim do filme conhecê-los melhor. E de facto há um razoável contraste. A primeira parte do filme pega muito bem, e quando o filme foi para o intervalo notei que as pessoas estavam satisfeitas com “esta” Maria Antonieta. Já a segunda parte pesou bastante. No fim comentava-se que tinha sido uma oportunidade perdida e que este poderia ter sido um grande filme. Falhou qualquer coisa na figura de Maria Antonieta. Tanto a interpretação festiva e teenager de Maria Antonieta como a do rei, cativaram pela inocência e candura ao ponto do insuportável, já que nunca descola da superfície. Quase sentimos compaixão por estas figuras quando resistem desorientados e pacificamente em Versalhes. Se os revolucionarios franceses tivessem visto este filme, por certo não teriam guilhotinado o par real. Que pena a Sofia Coppola não ter terminado no momento da inevitabilidade. Foi inesquecível aquela cena que antecede o fim, com o povo esfomeado do outro lado da porta do palácio, e os reis recolhidos com ar pesado e contidamente lacrimoso, sentados à mesa lado a lado, com um belo e volumoso pitéu á frente…

terça-feira, outubro 24, 2006 

AMAR DEPOIS DE AMAR-TE

No passado sábado, fui à Biblioteca José Régio assistir ao lançamento do livro da conhecida apresentadora de televisão, Fátima Lopes. A sala estava completamente recheada. Foi emocionante estar com Fátima Lopes, autora do livro mais vendido em Portugal em 2006. Por enquanto.
Foi tudo emocionante. Foi emocionante ouvir nesta apresentação a nossa cantora do regime, a simpática Eliana Castro. Foi emocionante a secção de autógrafos da Fatinha.
Ai ai… “Amar Depois de amar-te”

A vida sem amor parece não ter sentido. Todos precisamos de amar e ser amados. Mas se o amor nos traz momentos únicos de felicidade, também nos pode fazer sofrer. Um sofrimento que se instala no coração como um hóspede indesejado. Amar depois de Amar-te conta a história de Teresa, Carolina e Filipa. Três mulheres com vidas totalmente diferentes e uma atitude em comum: a busca da felicidade. – Sinopse/Livros Net

É claro que fui assistir a isto em prol da blogosfera!... Ou estão a pensar que eu… eu leio James Joyce pá!...

Crónica: Duponk

 

BLOGOSFERA POVEIRA

 

CIVIDADE DE BAGUNTE

 

GAIVOTAS EM TERRA, TEMPESTADE NO MAR!

(Clicar na imagem para aumentá-la)
Via e-mail:
Cristin@

segunda-feira, outubro 23, 2006 

BLOGOSFERA VILACONDENSE

domingo, outubro 22, 2006 

RIO AVE 1 - LEIXÕES 2

Marrocos perde, com Keita a recuperar do pós-ramadão


Marrocos iniciou a partida pressionando logo o adversário. Em 4 minutos 4 cantos. Mas num dia de chuva intensa e muito vento, (pouco publico a assistir), só poderia-se esperar um jogo de luta. Oportunidades de jogo na primeira parte, (tiradas com a lupa de Paulo Vidal e do comentador da Rádio Liner), foram todas dos nossos camelos. Senão Vejamos:
Oportunidade 1: Milhazes marca perigosamente um livre à entrada da grande área.
Oportunidade 2: Penalty sobre Keita que Duarte Gomes não autoriza (Duarte Gomes que foi o arbitro melhor classificado na época passada, deverá perder com este roubo o título este ano).
Oportunidade 3:Keita cabeceia perigosamente a bola sobre a baliza do Leixões.
Oportunidade 4:Fábio Coentrão isola-se perigosamente e falha.

Na segunda-parte, as oportunidades no charco (que não são oportunidades de jogo), foram também todas de Marrocos até à meia hora do jogo.
Paulo Vidal percorria o relato lembrando-nos que o futebol moderno gira todo à volta dos EX(S). Exacto, caro leitor: EX(S)! Para isso foi-nos lembrando que o técnico do Leixões e o jogador Alexandre eram ex Marroquinos. Que o Feirense, o próximo adversário do ciclo difícil de Marrocos, tinha no plantel os ex Marroquinos gaúcho e Sousa: Para além de nos ter lembrado e referindo-se ao Santa Clara que Hugo Alexandre era ex Marroquino e que o Varzim tinha ganho o jogo deste domingo tendo um ex- Marroquino marcado na partida.
Ah… e que o Maritimo tinha marcado um golo na Liga principal com um golo de um ex Marroquino… ufff! E isto só de Marrocos!

Bom, mas as coisas realmente só aqueceram nos últimos 15 minutos do jogo:
1 – Expulsão do capitão do Leixões aos 30 minutos.
2 – Fábio Coentrão marca por Marrocos aos 33 minutos (O próximo ex de Marrocos no dizer do comentador da rádio Linear).
3 – Tubarões verdes e Máfia vermelha entram em confrontos nas bancadas. PSP obrigada a intervir.
4 – Expulsão de um camelo.
5 – Empate do Leixões por intermédio de Roberto (ex Penafiel) aos 34 minutos.
6 – Keita falha escandalosamente aos 40 minutos.
7 – Arbitro dá 7 minutos de compensação.
8 – Roberto bisa novamente pelo Leixões.
9- Lenços brancos para João Eusébio.

 

BLOGOSFERA VILACONDENSE

Snitram de volta, desta vez com Palavras Sensuais

 

BLOGOSFERA POVEIRA

 

ELISA FERREIRA DEPUTADA DO PS NO PARL. EUROPEU

sexta-feira, outubro 20, 2006 

CORTEM-ME A CABEÇA

Ontem à noite deitei tudo para trás e fui ver a Maria Antonieta. Meti-me pela A28 e pelo caminho fui-me lembrando que para o próximo ano já estarei a pagar portagem nesta scut. Depois do governo tomar esta decisão, o ano “vilacondês” já se pode considerar um annus horribilis. Mário Almeida devia declará-lo oficialmente no Jornal de Vila do Conde. O texto até podia ser este:

"Caros vilacondenses, depois da descida de Marrocos à liga de honra, o malvado ano que estamos a ter continua com o caso do possível (mais que certo) fecho da urgência hospitalar, e com o caso das futuras portagens da A28. Caros Vilacondenses, há hora em que estou a escrever isto, a minha mão treme só de pensar no próximo editorial do Rui Silva do Terras do Ave. Está pois declarado 2006, como annus horribilis para todos os vilacondenses."


quarta-feira, outubro 18, 2006 

QUANDO A VI SENTI UM CHOQUE DE ESTRELAS

É verdade. Quando vi a edição desta quinta-feira do Jornal de Vila do Conde, só me consegui lembrar da frase do último namorado da Elsa Raposo que enche a capa de uma revista cor-de-rosa: “Quando a vi senti um choque de estrelas” (numa interpretação mais profunda, o que ele quis dizer foi: quando a vi senti um choque nos colhões).
Confesso que nunca esperei que o JVC chegasse a este ponto.
É a degradação total. A foto e a manchete: A mulher na sociedade vilacondense. O leitor consegue imaginar o desconforto dos homens e mulheres do café onde eu vou, quando viram o JVC com a foto de uma mulher a segurar uma parelha de bois com aqueles cornos de “metro e meio” e com a manchete: “A mulher na sociedade vilacondense.”

 

CONSELHOS PRÁTICOS PARA O DIA-A-DIA


Vieram-me as lágrimas aos olhos quando li esta passagem no Jornal de Vila do Conde desta semana, relativamente ao caso "Fluvius":

(…) ele, em vez de fazer “meia culpa” e assumir as suas responsabilidades, insista em fazer-se de vitima e a passar todas as responsabilidades para o seu próprio pai!

Caro leitor, até o meu pai ficou revoltado. Sacana de filho ingrato!
Fica o meu conselho Pedro Brás Marques. Evita visitar lares de terceira idade nos próximos tempos.

Fica também o meu conselho ao octogenário/redactor do JVC relativamente ao “caso Fluvius”. Se não der para evitar copianços com a sua idade, pratique ao menos bom jornalismo mencionado a proveniência das citações. Faço por si: Póvoa Semanário”.
E quando não tiver novidades, evite rebuscar noticias já com 3 semanas.

 

NA PONTA DO CAIS

DEPOIS DA POLÉMICA, O SUICÍDIO

segunda-feira, outubro 16, 2006 

PEDRO BRÁS MARQUES PARA NOBEL DA PAZ 2007

Pedro, depois de ter lido o teu post no Terras do Ave, eu que conheço mal o vilacondês caracteristicus, passei a ter medo dele. Com esta guerra civil declarada quem é que se sente seguro quando atravessa o habitatus vilacondês...

Efectivamente, temos conhecimento que as freguesias de Parada e de Ferreiró se vão envolver numa batalha jurídica precisamente porque não há entendimento sobre a fronteira entre ambas. Infelizmente, não é caso único. A tensão entre Fajozes e Mindelo é sobejamente conhecida, bem como entre Árvore e Azurara, na zona da antiga estação da RDP. Mindelo também não tem a sua fronteira sul definida com Vila Chã. E há mais casos, todos do conhecimento da Câmara Municipal.

Por exemplo, este caso. Ainda com feridas por sanar.

Já ouvi dizer que a China Town na zona industrial da Varziela pretende por sua vez ser uma freguesia de Vila do Conde.

Sinto medo. Muito medo. Amanhã vou a Touguinhó e já comprei uma fisga para o que der e vier. Há conflitos em Touguinhó?

Meu Deus! A que terra vim eu parar! Como é que estes selvagens podiam ter saneamento e água pública! "Eles" não se entendem uns com os outros!

(Baixinho) Caro vilacondês citadinus: ouvi dizer que "eles" até cagam à caçador!

Estou 100% com a tua proposta para uma mediação de paz, Pedro!

Crónica: Duponk

 

GRANDES VILACONDENSES

Soube hoje via e-mail, que o cabeleireiro SALÃO PARIS, inspirado pelo concurso “GRANDES PORTUGUESES que anima agora as noites de domingo da RTP, vai lançar o concurso: GRANDES VILACONDENSES.
Podem participar todos os vilacondenses que forem cortar o cabelo ao SALÃO PARIS (Também concordo caro leitor, concurso algo misógino!). Dependendo do serviço, (Quanto mais serviço de barbearia, mais votos e mais descontos quando for a pagar!), o leitor poderá votar naquele que considere como: O ILUSTRE VILACONDENSE.
O voto do Antivilacondense vai para… (ver aqui)

domingo, outubro 15, 2006 

SANTA CLARA 3 - 3 RIO AVE

O SEGREDO ESTEVE NO FRANGO

O Santa Clara partia para esta partida com Marrocos, com a desvantagem emocional de ainda não ter ganho esta época em casa. A ansiedade na equipa e nos adeptos do Santa Clara era contagiante.
Paulo Vidal da Rádio Linear, por seu lado, partia para este jogo com muitas dúvidas. Ao primeiro minuto de jogo já estava a alertar os ouvintes para o facto do senagalês rioavista: keita, estar a cumprir o ramadão. Aos 2 minutos a assustar os ouvistes para o perigoso jogador do Santa Clara, Hugo Henrique, antigo jogador de Marrocos. Este pressentido o nervosismo de Paulo Vidal, mandou uma bola à barra aos 3 minutos, perigou a baliza de Marrocos à meia hora do jogo e marcou um golo ao fechar do pano da primeira parte. Paulo Vidal foi para os balneários afónico.

Paulo Vidal apareceu para a segunda parte menos nervoso e confiante. A razão dessa confiança foi que Keita tinha comido no balneário meio frango que a direcção de Marrocos tinha comprado na “Churrasqueira do Ave” (por precaução levado para os Açores). Essa confiança não desmoronou mesmo quando o Santa Clara fez o 2-0.
Foi então que a raça, a determinação, o querer dos camelos veio ao de cima, e a reviravolta aconteceu em 2 minutos. Primeiro por intermédio de Milhazes, o defesa de Marrocos que está-se a tornar na grande aquisição para o ataque e por Keita que fez assim o seu segundo golo esta época.
Quando ninguém mais esperava do jogo, eis que o Santa Clara fez o terceiro golo aos 83 minutos.
Confesso que fiquei emocionado com a voz embargada do Paulo Vidal.
Mas se o segredo para a reviravolta do 2-2 tinha sido o frango, foi por intermédio de outro frango (do guarda-redes do Santa Clara) que Marrocos chegou ao fantástico resultado de 3-3.
Uff! Que grande jogo!

 

BLOGOSFERA

Como disse o Dupont neste post, isto dos blogs não é para ser levado muito a sério. Esta frase como leitor já sabe, arrisca-se a entrar no anedotário popular vilacondense. Portanto caro leitor, quando alguém disser: isto dos blogs não é para ser levado muito a sério, acredite que ele está a levar muito a sério. O mais certo é acabar como político.
Caro leitor, há de facto muitos bloggers que levam a blogosfera a sério. O Rogério Santos do Indústrias Culturais e o poveiro Pacheco Ferreira do excelente Meninos eu vi, levam a blogosfera muito a sério, e como levam a sério, resolveram ir ao 3º Encontro Nacional e 1º Encontro Luso-Galaico sobre Weblogs. Eu que também levo a blogosfera a sério, infelizmente, com pena minha, tive compromissos inadiáveis durante dois dias e não pude ir... além do mais ando com um problema no carro… esteve um excelente dia de sol este sábado, não?…

 

BLOGÓMETRO

Tanto os directores bem como os jornalistas/colaboradores do “Jornal de Vila do Conde” e do “Terras do Ave”, sempre tiveram a presunção que praticam bom jornalismo em Vila do Conde. Embora reconheça alguns méritos ao TA, o TA não é um jornal livre do seu “destino” e pratica um jornalismo comprometido. Um jornal que ostenta como subtítulo "Quinzenário Independente" teria sido capaz de falar do caso "Fluvius".
Isto vem a propósito da rubrica blogómetro que é realmente o termómetro do TA. O blogómetro é uma coluna de destaque no TA (página 2 lado a lado com o editorial do director) composto por citações (quase sempre) da blogosfera vilacondense. Quando existia "O Vilacondense", era normalmente composto semana a semana por citações do Dupont, situação que criava algum riso nos cafés, tascas, biblioteca… locais onde O TA, e pricipalmente o JVC, são apreciados pelo seu “bom humor”.
O que parecia ser uma boa ideia (mérito para o TA), tornou-se com o decorrer do tempo numa ideia patética e um mau serviço à blogosfera vilacondense e à sua divulgação, já que o blógometro obedeceu e obedece, a critérios de “meninos bem comportados e alinhados”. Para não dizer; “instrumentalizados” politicamente.
Blogues emblemáticos como o Vila do Conde Quasi Diário, Segundo Andamento e outros (por sinal, alguns dos blogues generalistas mais activos e que mantêm a chama da blogosfera vilacondense), deixaram de ser há muito ou nunca estiveram... nas boas "graças" do blogómetro.

P.S - Sugiro que no próximo Terras do Ave, na rubrica “Zé das Medalhas” seja atribuído ao director Rui Silva a medalha de lata. A explicação poderá ser o post de cima.

sexta-feira, outubro 13, 2006 

TEORIAS CONSPIRATIVAS

Caros leitores: este post tornou-se polémico na caixa de correio do "Antivilacondense". Veradores da maioria e da minoria… (Cristo, se eu mostrasse os e-mails que mandaram!), vieram acusar-nos (a mim e ao Kafka!), de não conhecermos o jogo do Cluedo e as personagens.
Reclamem Srs. Vereadores para o "Jornal de Vila do Conde".

Algo está efectivamente por esclarecer: quem forneceu à tal jornalista do JN o texto da acusação, o qual só era do conhecimento pessoal do Presidente e Vereadores da Câmara Municipal, que a receberam nas suas próprias casas. Caro leitor: Imagina quem foi? E percebe porque o fez?

Ora bem! Relativamente ao caso Gamançus Indevidus, convém esclarecer a todos os que se querem divertir com a enigmática pergunta do JVC – Caro leitor: Imagina quem foi? E percebe porque o fez? -, que não estão visados pelo Tribunal de Contas os seguintes vereadores:
a) da actual maioria, Pacheco Ferreira e Vítor Costa.
b) da actual e eterna minoria, o Pedro Brás Marques e Afonso Ferreira.
Como o leitor sabe, todos estes nomes não pertenceram à anterior (visada) vereação.

Por favor, contratem o Oliver Stone para este filme!


Crónica: Duponk

 

RESERVA ORNITOLÓGICA DE MINDELO

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

ABEL MAIA

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, outubro 12, 2006 

QUEM FOI O SACANA?

Jornal de Vila do Conde/12 Outubro 06
Esta semana com um brinde: oferta do jogo "Cluedo"

(…) No jantar-festa comemorativo, o Presidente da Câmara mostrou-se feliz pela manifesta confiança da população local (…) lamentando a postura destrutiva da oposição PSD/PP e a reprovável atitude de uma jornalista vilacondense que têm pontualmente afectado negativamente a boa imagem de Vila do Conde. – artigo: 1 ano após a vitória

Uma notícia publicada pela correspondente local do Jornal de Notícias (que há meses surpreendentemente substituiu Céu Salazar, inesperadamente afastada do lugar) obrigou o engº Mário Almeida a realizar uma Conferência de imprensa para, ponto a ponto, esclarecer os vários itens ali abordados (…)
Algo está efectivamente por esclarecer: quem forneceu à tal jornalista do JN o texto da acusação, o qual só era do conhecimento pessoal do Presidente e Vereadores da Câmara Municipal, que a receberam nas suas próprias casas. Caro leitor: Imagina quem foi? E percebe porque o fez? – artigo: Presidente repôs a verdade


Caro leitor do "Antivilacondense": quem terá sido:

OS IRMÃO DALTON? E QUAL DELES?

PBMarques, Santos Cruz, Afonso Ferreira, Miguel Paiva


Ou então… teremos porventura uma garganta funda na maioria?

Pacheco Ferreira (Tótó, não conta)
Elisa Ferraz (Dormindo com o inimigo: Dr. Ferraz)
António Caetano (Jovem lobo. Estrela da equipa)
Vítor Costa (Jovem lobo. Amigo da estrela)


Caro leitor do "Antivilacondense": quem terá sido?

 

MOBILIZAÇÃO GERAL


O "Jornal de Vila do Conde" de hoje, publica a propósito do (quase certo) fecho da urgência do hospital de Vila do Conde esta manchete:

Todos pela Urgência Hospitalar

(...) Vila do Conde espera, assim, o envolvimento de todas as entidades para que os argumentos aduzidos evitem que se cometa um erro e se concretize uma enorme injustiça para com os vilacondenses.

Caros vilacondenses: "O Antivilacondense" vai associar-se a este momento doloroso que nos atinge a nós na nossa identidade e orgulho. Carambas, vão-nos condenar às galeras poveiras! Mas o que é isto? É a hora! O futuro faz-se hoje! AO ASSALTO DA URGÊNCIA DELES! A PÓVOA SERÁ NOSSA!

terça-feira, outubro 10, 2006 

O PARTIDO POLÍTICO DE KAFKA

Já devia ter feito isto há algum tempo. Fica então aqui a minha declaração: não tenho afinidades ideológicas com nenhum partido político vilacondense, e não há nenhuma intenção particular ou colectiva por trás deste blog. A única afinidade que tenho com algum líder vilacondense, é com Pedro Brás Marques, sendo essa afinidade apenas de carácter cultural e virtual, situação que não me inibe de criticá-lo.
O Antivilacondense, é um mero espaço de exercício pessoal, e, pasme-se, ainda não consegui comer uma mulher com a fama do blog…

 

PEDRO BRÁS MARQUES CHICOTEADO NA RUA


A fracção anti-Pedro Brás Marques do PSD, apanhou e chicoteou em plena praça pública (curiosamente, na Póvoa de Varzim) o líder do PSD/Vila do Conde.

- Com que então, sócio de uma empresa familiar que constrói armazéns sem licenças! Ainda por cima ignorante do assunto! Está-se com o papá e o mano todo o dia no escritório e… não se fala, não se pergunta, não se comenta sobre o assunto!!!

Enquanto era chicoteado Pedro terá dito:
- Juro que não sabia! Juro! Sou um pouco distraído com tudo! Já agora deixem-me telefonar à minha mulher a confirmar se tenho duas filhas!
PBM terá levado 39 chicotadas. Exacto, tal como Cristo.

- Aquilo são crónicas que se escrevam no primeiro de Janeiro? Mas o que é que te deu? Pensas que está a escrever num blog? Onde está o sangue frio? A tranquilidade? Tu ouviste as declarações do Mário Almeida na passada sexta-feira a propósito do caso gamançus indevidus? Até nós acreditamos que o homem é inocente!

.........................................................................................................................

Pedro Brás Marques terá sido abandonado à beira de um contentor de lixo e levado por anónimos à urgência da Póvoa. De lá terá sido recambiado para a urgência de Vila do Conde.
- Não aceitamos por enquanto “vileiros”, terá sido a explicação dos médicos da urgência poveira.
Vida difícil para PBM.

 

VILA DO CONDE

NOVOS E VELHOS POLÍTICOS

segunda-feira, outubro 09, 2006 

PÓVOA E VILA DO CONDE SEPARADAS POR MURO


A notícia do possível encerramento da urgência do hospital de Vila do Conde está a originar uma afluência inusitada às urgências de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, nomeadamente dos mais idosos.
Sintomas: falta de ar e ataques de coração.
O fecho da urgência vilacondense e a consequente canalização dos utentes vilacondenses para a urgência poveira, a possibilidade real de tempos de espera infindáveis numa urgência única, fez elevar o termómetro do histerismo dos políticos e das populações de ambos os concelhos.
Vilacondenses preparem-se, grupos e associações poveiras inspirados no exemplo americano, apresentaram um projecto na Câmara da Póvoa tendo como objectivo a construção de um muro que passe a dividir o concelho da Póvoa de Varzim do concelho de Vila do Conde. O grito de ordem é este:

- Yankees go home! Imigração clandestina à nossa urgência, nunca.

.........................................................................................................................

(Pedro, devias estar menos preocupado com a guerra de fronteiras entre freguesias de Vila do Conde e mais com o muro. O assunto é grave.)

 

CINETEATRO NEIVA EM DESTAQUE NO JN

domingo, outubro 08, 2006 

TERTÚLIAS VILACONDENSES DE VOLTA

Tertulianos:
Mário almeida, Abel Maia, Pedro Brás Marques


Não posso ainda confirmar a noticia nem o local, horas, etc etc, mas segundo um e-mail que me enviaram este fim-de-semana, as tertúlias vilacondenses que nunca ultrapassaram a mera intenção virtual, vão mesmo avançar brevemente. Segundo o e-mail, os temas das primeiras secções serão:






Mesa: Mário Almeida, Abel Maia, Pedro Brás Marques

 

VILA DO CONDE

 

ABATE DE BARCOS

O possível abate de embarcações pode determinar a perda de 180 empregos directos e 900 indirectos. (...)
O Sindicato da Pesca do Norte (SPN) perspectivou a perda de 180 empregos directos e 900 indirectos caso se confirme o anunciado abate de nove das 24 embarcações associadas à cooperativa Propeixe, de Matosinhos.
Na avaliação do dirigente do SPN António Macedo, este conjunto de despedimentos significa a “desgraça total” da pesca no Norte de Portugal e a criação de uma situação social complicada em núcleos piscatórios como o de Caxinas, Vila do Conde, onde vivem sete em cada dez pescadores ameaçados de desemprego. (...) - in O Primeiro de Janeiro (Ver mais)

quinta-feira, outubro 05, 2006 

BLOGOSFERA VILACONDENSE - POVEIRA

COREIA DO NORTE

Se fosse vivo o blog O Vilacondense teria feito hoje 3 anos de existência. Tal como esperava e escrevi neste blog, não houve transferência de leitores para o resto da blogosfera vilacondense. Acredito que a matriz do "Vilacondense" pesou sobre o “eleitorado vileiro”, que obviamente debandou…
Quanto ao "Antivilacondense", lá vai tendo algum protagonismo… a um público restrito.
Confesso alguma desilusão e cansaço em relação ao estado actual da blogosfera vilacondense. Fora alguns casos, 90% dos blogues nada na inércia e os formatos não apresentam sedução e originalidade.
Discutam isso se valer a pena. A blogosfera vilacondense é uma merda…


COREIA DO SUL

Actualmente liderada pelo blog Povoaonline, que conseguiu em pouco mais de 1 ano e meio tornar-se num blog local com idêntica dimensão do "Vilacondense" (Provam-no as 350 visitas diárias), a blogosfera poveira todos os dias me surpreende pela agitação e pela criatividade. Ganhou protagonismo na comunicação social local e não raras vezes os políticos poveiros são inquiridos sobre aspectos da mesma.
Ultimamente a blogosfera poveira vive uma polémica. Tudo por causa de um blog surgido durante este verão. Chama-se Na ponta do cais. O "Antivilacondense" anunciou este blog à comunidade vilacondense no início de Agosto. A sua autora faz frequentes comentários aqui e já puxei um dos seus comentários à categoria de post.
O blog é tão controverso que o Pacheco Ferreira, que foi o primeiro a anunciá-lo ao mundo, 30 dias depois retirava do "Meninos eu vi" o link ao polémico blog com esta justificação.
O "Póvoaonline" muito mais tarde fez caução a este blog e deu-lhe notariedade. (Inclusive criou no "Póvoaonline" uma categoria de links à parte, chamou-lhe “Fundamental” onde "meteu” sozinho, o "Na ponta do cais". A comunidade poveira está integrada numa outra categoria que o Tony chama de “Irmãos”.)
A procissão ainda vai no adro mas a polémica já chegou ao Impressões de um Boticário de Província…

 

VILA DO CONDE

quarta-feira, outubro 04, 2006 

BLOGOSFERA VILACONDENSE


terça-feira, outubro 03, 2006 

JORNAL DE VILA DO CONDE – TERRAS DO AVE

Quem esteve atento à crónica do João Fonseca (não tenho a certeza mas penso que o João é porteiro no “Jornal de Vila do Conde”) publicada a semana passada no "Primeiro de Janeiro" (como foi o caso do Mário Azevedo do Segundo Andamento), não deixará lançar uma gargalhada para o ar com esta afirmação:

Aliás, todos nós conhecemos a diferença entre JVC (Jornal de Vila do Conde) e o Terras do Ave, quem serve a nossa terra fazendo-o com rigor e isenção, e quem dela vai dizendo mal hoje e amanhã.

Tão jovem! Tão inocente! Não pode ser porteiro este tipo. Conheci muitos porteiros e não eram assim. Mas conheci muitos engraxadores que eram assim.

Atente agora o leitor a esta afirmação de dois elementos da turma de bloggers que assinam no "Terras do Ave" a propósito da rivalidade editorial Expresso - Sol:

Pense-se, agora, na possibilidade de surgir um novo jornal em Vila do Conde, capaz de se tornar num sério concorrente directo ao Terras do Ave (TA). À primeira vista, poderá parecer prejudicial para este jornal. É certo que alguns leitores poderão preferir o outro jornal, o que, consequentemente, faria o TA reduzir o número de vendas. No entanto, a médio prazo o esforço acrescido que o TA teria de fazer para competir com o novo jornal traria frutos, podendo vir a recuperar antigos clientes e até atrair a atenção de novos leitores. Além disso, a equipa editorial do Terras do Ave iria, com certeza, evoluir ainda mais no sentido de prestar um melhor serviço aos seus leitores.

Com que então o "Terras do ave" compete sem um rival a sério em Vila do Conde…

Crónica: Duponk

 

MÁRIO ALMEIDA FOI ÀS URGÊNCIAS

 

BLOGOSFERA VILACONDENSE

(Clicar na imagem para aumentá-la)

Não, não se trata de um novo blog. Trata-se do blog Rei do Ave, herdeiro do Rei ao Ave. Existe desde meados de Agosto e funciona a quatro mãos. Sou desde a primeira hora fã do "Rei ao Ave". Como é que eu não poderia ser um fã de um blog com textos tão "inspirados"...

segunda-feira, outubro 02, 2006 

FORAM UNS HERÓIS

Rio Ave 1 - Gil Vicente 0


Frente a uma equipa com a maior parte dos jogadores a passar fome de galo, com salários em atraso e falta de competição, Marrocos enfrentou este domingo o dia do juízo final (em caso de empate ou derrota), derrotando com toda a justiça a equipa do Gil Vicente.
Está de parabéns Marrocos. 40 minutos em superioridade numérica e um autogolo gilista a 15 minutos do fim do jogo, (Bem se esforçou o Paulo Vidal na rádio linear por imputar o autogolo como golo por canto direto de Milhazes), fizeram deste jogo, um monumento de bravura rioavista que iremos lembrar por muitos anos.

 

ALGO SE PASSA NA MINHA BARRIGA


Eu, que devo ser o homem com o corpo mais bem feito de Vila do Conde e o mais lindo, estou a sofrer uma disformidade no meu corpo há já algum tempo. A denominada: barriguinha. Esta dita disformidade já está a entrar no anedotário familiar e não só. Sinto-me verdadeiramente em baixo. Não sei, acho que me vou suicidar…