« Home | JOY DIVISION » | NOTAS DE RODAPÉ » | - RELAX BOYS, YOU ARE IN AMSTERDAM » | CRÓNICAS “AMESTERDIANAS” (1) » | CRÓNICAS “AMESTERDIANAS” (2) » | CRÓNICAS “AMESTERDIANAS” (3) » | ATÉ MAIS VER » | A GRANDE CONTRATAÇÃO » | SÃO JOÃO » | KAFKA » 

quinta-feira, junho 21, 2007 

ANNE FRANK

Dou por terminadas hoje as minhas crónicas sobre Amesterdão. Havia muito que dizer…

Visitei vários museus. Tive dois momentos de grande emoção: quando estive sozinho em frente dos 4 quadros do Vermeer do Rikjmuseumem, nomeadamente da “A leiteira”. Foi um momento mágico. Foi como se tudo na minha vida tivesse valido a pena.

E quando atravessei o armário que resguardou Anne Frank e família do apocalipse nazi durante dois anos. Não tenho palavras.

Casa: Anne Frank
(Clicar na imagem para aumentá-la)
Filas diárias das 9-21 horas

Comungo do comentário, e impressões, sobre Vermeer. Aliás, desconfio que existirá uma qualquer proximidade nossa, portugueses do norte, com a Flandres. Não apenas na pintura, mas sobretudo aí.

um qq proximidade... mulheres, mulheres, cenas simples, maternas, intimo da familia, cor, luz,.. tudo os que os lusos gostam de ver nas imagens/pinturas.
Veermer foi 'descoberto' em meados do séc. XIX na Europa, Cá em Portugal acho que só foi qd o Miguel S. Tavares reiterou há uns bons anos ser o seu pintor favorito. Aí já muita gente colou-se à ideia que era o nº1. com o filme recente a causa ganhou + adeptos.
è muito forte mas tb encobre-se muito na sua forte técnica. engenheiro da luz, sombra, brilho, contraste, cor,.. um engenheiro do penta.
mas não lhe faltam compatriotas que lhe roubem o título.

aqueles brutos que nos descobrimentos arriavam bem nos portugueses eram uns gd artistas da pintura

Então Kafka e o Museu Van Gogh?

O museu Van Gogh foi o 1º museu que visitei. Gostei bastante do edifício. É muito funcional… e fiquei deveras surpreendido com a “nova” ala feita por um arquitecto japonês para exposições temporárias. Van Gogh é um dos meus pintores favoritos. Se tivesse visto apenas este museu já teria valido a pena a minha visita a Amesterdão.

O que nunca tinha visto, foi o maciço uso que os visitantes fazem dos meus áudios para acompanhar as exposições. Desconfio que fui o único nessa manhã que não os utilizei:-)
Povo interessado, hein!…

Enviar um comentário