« Home | 2º ANIVERSÁRIO » | (POST PAGO. DEVIDAMENTE PAGO) » | De 2 a 9 de OutubroA Candidatura de Kafka à Presid... » | Viagens na minha terra (Cap. 4) » | SPRINT DOS AUTÁRCAS ÀS REFORMAS CHORUDAS(Post com ... » | Os 12 trabalhos de Armando Herculano » | Viagens na minha terra (Cap. 3) » | Viagens na minha terra (Cap. 2) » | Viagens na minha terra (Cap. 1) » | - … eles até me deixam ir à frente!Isto aqui é tão... » 

quarta-feira, outubro 05, 2005 

“EU VI E OUVI. FALAVAM VILACONDÊS.”

(Post pago. Devidamente pago)

Conhecido como o Evangelista da Esquerda Portuguesa, Francisco Louçã teve o seu momento caricato em Vila do Conde quando entrou no Café Bompastor e entre os apertos de mão, uma cliente levantou-se da mesa e para vergonha do marido e sorriso dos outros clientes e da caravana bloquista, gritou em boa altura por: CDU.

Eram perto das 15 horas quando Francisco Louçã chegou ao coração de Vila do Conde na passada terça-feira juntamente com Armando Herculano e staff respectivo. À sua espera para além de apoiantes (Ora bem… 12 no total. Bem 120. Melhor dizendo: 1200. Não não Zé da Vila. Eram todos da terra. Eu vi e ouvi. Falavam Vilacondês!) aguardavam vários jornalistas salientando-se os da casa pela ausência ou pelos meros 5 minutos de entrevista.

Percurso da caravana: Tribunal – Entrada sul da feira
Entrada sul da feira – Tribunal – Póvoa de Varzim

Destaque para o encontro que ocorreu na entrada sul da feira entre a caravana bloquista e uma Comissão de Vilacondenses das Caxinas, Comissão que entregou uma carta a Francisco Louçã propondo a elevação de Caxinas/Poça da Barca a freguesia.
Neste ponto Francisco Louçã foi muito claro. A politica do BE não é virada para a divisão administrativa salvo em casos pontuais. Deixou a promessa que iria acompanhar o assunto. O BE local prometeu dar todo o apoio a esta Comissão respeitando sempre as directivas do Partido.
Carta apresentada a Francisco Louçã

Proposta de elevação das Localidades de Caxinas/Poça de Barca a freguesia

Vimos propor a junção das duas localidades Caxinas e Poça da Barca numa freguesia. Integradas actualmente em Vila do Conde (cidade) têm uma população residente de mais de 15 mil pessoas, valores que duplicam na época balnear; possuem infra-estruturas mais do que suficientes para serem dotadas com o estatuto de freguesia. O facto de estarem integradas nas rotas do turismo balnear, religioso (especialmente a Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes) cultural e recreativo propiciaram um desenvolvimento global de toda esta zona costeira de Vila do Conde (a maior comunidade piscatória do norte do país).
A nível da educação detém a maior escola do Ensino Básico do país! Possui infantários, creches, A.T.L. e Escola Secundária. Quanto à saúde tem Centro de Saúde, SASU e o Centro de Paramiloidose (tratamento e investigação da “doença dos pezinhos”).
Possui bancos, caixas ATM, seguradoras, CTT, consultórios médicos e clínicas das diferentes especialidades, enfermagem.
É servida pela rede de transportes públicos e turísticos.
A nível de diversidade de serviços comerciais, restauração, lazer, apresenta muito mais oferta do que muitas das freguesias de Vila do Conde.
De tal maneira esta situação é visível que acontece vir referenciada na comunicação social como “freguesia das caxinas” e muitos vilacondenses desconhecem que caxinas não é efectivamente uma freguesia.