quarta-feira, março 28, 2007 

JOÃO I LOVE YOU!

Este homem passou de besta a bestial. Foi um pequeno passo para o João, um grande passo para a sua humanidade e tudo graças a uma fantástica campanha do Rio Ave. É verdade, já consigo olhar para o Joãozinho de outra forma e já lhe posso chamar humanamente o “nosso” homem.

A prova disso foi o programa transmitido ontem pela “Porto Canal” na qual o João foi um dos entrevistados tendo sido encantadoramente simplório. O homem não é nenhum Mourinho, mas há uma coisa que passei admirar nele: resistiu sozinho.

E foi bonito na sua ingenuidade referir que no final de todos os jogos recebe uma mensagem da mulher no telemóvel a explicar porque é que perdeu ou ganhou os jogos. E mais, mostra sempre a mensagem aos seus jogadores.

Caro João, ainda bem que foste inventado!
(Não! Esta frase não é nenhuma mensagem da mulher do João!)

 

COMO EDUCAR UMA MULHER

O Mário Azevedo do blog Segundo Andamento vai casar daqui a umas semanas e convidou-me para a boda…
Mário, aconselho-te a veres este vídeo agora que vais entrar no clube dos casados. É instrutivo, nada misógino e poderia ter o título Como bater na mulher para a educar.

terça-feira, março 27, 2007 

ARRUMAÇÕES

Caro leitor, mudanças de estação e de horas implicam necessariamente… arrumações em casa. E nisso, até podia fazer um manual ou um compêndio à maneira antiga. Arrumar é melhor que ir ao psicólogo, alias… é o meu psicólogo. Depois de ir ao “psicólogo” sinto-me outro. Arrumar liberta. Arrumar limpa a alma e descontrai a mente.

Ah… como estou ansioso por uma arrumação geral!

Como estou ansioso por arrumar a minha roupa de Inverno!
Como estou ansioso por arrumar os meus papeis (os que valem a pena, claro!)

Arrumar, caro leitor, é Poesia!

(lágrima)

 

GAZEBO - I LIKE CHOPIN


segunda-feira, março 26, 2007 

VER O MAR

Estou cheio de assuntos para desconversar neste blog. A verdade é que hoje nada me pareceu mais interessante do que… a cor do mar. Talvez amanhã me sinta diferente, mas hoje…
Hoje passei várias vezes de carro pela marginal de Vila do Conde e fui sempre atirando olhares para o mar e para aquela calma e cores tropicais. Pena não ter andado mais uma vez com a máquina fotográfica. Há vários dias que o mar anda assim e eu também…

domingo, março 25, 2007 

UM ANTIVILACONDENSE EM MADRID (4)

Como não ir a Madrid pela 1ª vez e não ver os 4 principais museus da cidade, o Prado, o Thyssen, o Rainha Sofia… e o Museu del Jamón (Presunto), sendo que este tem a vantagem de estar franshizado pela cidade:-)
Tenho o trauma dos museus. Os museus obedecem a uma estratégia própria. Vastas colecções de grandes museus implicam normalmente abordagens complexas, e eu tenho a minha.

Para acabar o post e para todos os que querem ir a Madrid e visitar o denominado Paseo del Arte (Prado, Thyssen, Rainha Sofia), a maior concentração de obras-primas do mundo separadas apenas por dezenas de metros (Bilhete único: 14,40€, válido por 1 ano), ficam aqui algumas referências kafkianas sempre úteis:

a) Museu do Prado (Colecções permanentes): 6 horas para a visita (Sem recurso a qualquer tipo de guia).
b) Museu Thyssen-Bornemisza (Colecções permanentes): 4 horas para a visita (Sem recurso a qualquer tipo de guia)
c) Museu M. N. Rainha Sofia (Colecções permanentes): 3 horas para a visita (Sem recurso a qualquer tipo de guia).

P.S – Estas crónicas sobre Madrid estiveram para se chamar: DORMI NA MESMA RUA DA GUERNICA.
Já agora… vi a Guernica “ao vivo” pela 1ª vez às 11.50 da passada segunda-feira.


Museu Thyssen-Bornemisza

Museu do Prado

Museu M. N. Rainha Sofia

sábado, março 24, 2007 

UM ANTIVILACONDENSE EM MADRID (3)

O momento mais hilariante da minha visita a Madrid, foi a tourada de morte que assisti na Plaza de Toros de Las Ventas no passado domingo. Foi a 1ª vez que assisti a uma tourada na minha vida. Aquilo de facto é uma selvajaria. Espero não ter ficado viciado com a intensidade emocional do espectáculo. E aconteceu quase de tudo. Por pouco um dos touros não era ele próprio um “matador”.


1 – Salvador Fuentes, o 3 matador da tarde. Iniciou a actuação com classe e estilo mas minutos depois levou a 1ª cornada da tarde (Perdeu um dos sapatinhos com a cornada). Uma cornada é uma cornada. E para um “matador”, é mais suportável um par de cornos enfiados por uma mulher que uma cornada de um touro. Ferido no seu brio descalçou o outro sapato (Vejam a fotografia) e voltou à sua actuação recolhendo a admiração e as palmas do público.

Clicar na imagem para ampliá-la


2 – O touro é que não estava com conversas e vai daí… a 2ª cornada. Desta vez não havia nada a fazer. O touro tinha ido longe demais e o matador teve de ser retirado em “ombros” da arena.

Clicar na imagem para ampliá-la


3 – Mais tarde soube pela TeleMadrid que o Salvador Fuentes tinha sido operado numa clínica existente na Praça de Las Ventas e que encontra-se fora de perigo apesar da gravidade dos seus ferimentos. Vinte minutos depois a 3ª cornada da tarde e mais um matador pelos ares. Quase tive um ataque cardíaco. Não tinha pago um bilhete para ver isto. Desta vez a cornada não teve consequências de maior para o 2º matador da tarde que rapidamente voltou à sua actuação.

Clicar na imagem para ampliá-la


4 – Foram precisas literalmente 10 tentativas como esta para o 1º matador da tarde “acabar” com o touro. A espada não conseguia penetrar na totalidade as costas do touro.

Depois de contar esta aventura aos meus amigos, todos olharam para mim horrorizados.
Penso mesmo… que deixei de ter amigos.

Clicar na imagem para ampliá-la

quinta-feira, março 22, 2007 

UM ANTIVILACONDENSE EM MADRID (2)

Tirei 8 centenas de fotografias em Madrid. Voltei a revê-las novamente hoje. Já ontem tinha ficado com essa impressão, as melhores fotografias que tirei foram precisamente as últimas, as fotografias do novo monumento dedicado às vitimas do 11 de Março inaugurado há 2 semanas na estação de Atocha pelos reis de Espanha, precisamente o último ponto da minha visita a Madrid.
Muito comovedor…

Clicar nas imagens para ampliá-las










quarta-feira, março 21, 2007 

UM ANTIVILACONDENSE EM MADRID (1)

Cheguei hoje ao “umbigo” do mundo. É sempre bom regressar a casa depois de uma jornada lá fora. Tive sorte com o tempo em Madrid e tal como aqui, o tempo esfriou e bem, desde segunda.
O tempo esteve tão bom e primaveril que aproveitei a tarde do passado sábado e fui à Casa del Campo, uma antiga coutada real a oeste de Madrid (inclui o zoo de Madrid e um parque de diversões) que se estende por 17 Km2, relaxar passear e dormir.
E é claro, para andar no teleférico de Madrid, uma das ligações da cidade a esta zona de recreio e que tal como todas as coutadas, também é uma zona de coito e de alguma prostituição.

Clicar nas imagens para ampliá-las







No final dessa tarde solarenga “regressei” a Madrid e passei mais uma vez pela Puerta del Sol e a Plaza Mayor, em direcção ao “meu” Hostal (Decidi pela 1ª vez numa viagem, ficar instalado num Hostal. Madrid está repleta de Hostais. Em alguns edifícios mais do que um. Só num edifício ao acaso perto da Puerta del Sol, contei 7).
Pela televisão do quarto soube que no Paseo del Prado estava a decorrer uma manifestação (400 mil pessoas) contra a guerra no Iraque, agora que passam 4 anos do início da “cruzada” americana (Um protesto organizado pelo Forum Social de Madrid e apoiado pela Esquerda Unida, pelo PSOE e pelas centrais sindicais Comissiones Obreras e UGT).
Estava tão cansado que preferi ficar deitado na cama e seguir a manifestação pela televisão que decorria a apenas 300 m do “meu” hostal.
Só depois de um banho e de ver a mulher do José Saramago iniciar a leitura da declaração que o escritor português enviou para a manifestação é que decidi descer os 300 m que me separavam da manifestação. Ainda deu tempo para algumas fotografias e de colher algum ambiente já que a manifestação terminara pouco antes.

Clicar nas imagens para ampliá-las
Manifestantes

Manifestantes comunistas com slogans anti-americanos e anti-monárquicos.

Manifestantes

Uma manifestante sem roupas perante a câmara de uma televisão

Manifestantes com slogans anti-TeleMadrid:
“TELEMADRID MANIPULACIÓN”.

terça-feira, março 13, 2007 

POSTAGENS SÓ NO DIA 22!


O Kafka partiu então para Madrid
e as postagens no Antivilacondense estão de volta só na próxima semana.
Entretanto, e para que isto não caia no tédio,
podem ir passado pelo meu blog
aqui

domingo, março 11, 2007 

A VERDADEIRA PÁSCOA DESTA QUARESMA


 

VILA DO CONDE FIM-DE-SEMANA (2)

… em revista com Eça de Queiróz


A piscina que Siza projectou e não construiu


 

VILA DO CONDE FIM-DE-SEMANA (1)

… em revista com Einstein



Acordos para leitura com cinco concelhos



480 mil euros para obras no Cine-Neiva



Postos de trabalho da Maconde preocupam câmara

O presidente da Câmara de Vila do Conde manifestou-se ontem “preocupado” com o futuro da empresa Maconde que já chegou a ter um milhar de trabalhadores, mas que, na estimativa do autarca, terá hoje somente “cerca de quinhentos” funcionários. Mário Almeida confessou que tem recebido manifestações de preocupação por parte de operários, mas escusou-se a divulgar quais as dificuldades concretas da empresa, até porque tem marcada para a próxima semana reuniões com os sindicatos e com a nova administração da firma. O autarca recebeu Pais de Sousa, que ontem deixou a liderança da Maconde, mas Mário Almeida escusou-se a revelar o teor da conversa enquanto não falar com a nova administradora, o que deve suceder na próxima segunda-feira.
O clima de receio na empresa foi anunciado por Fernando Reis (CDU) na última sessão da assembleia municipal, que deu conta de uma diminuição do número de encomendas, do aumento de rescisões dos contratos de trabalho e do recente encerramento das unidades que a empresa detinha na Póvoa, em Braga e na Maia. (…) – in PÚBLICO / 10.03.07

sexta-feira, março 09, 2007 

URGÊNCIA DE VILA DO CONDE


quinta-feira, março 08, 2007 

AI TIMOR!

Franz Ferdinand-This Fire


Hoje vinha de carro pela marginal de Vila do Conde com um olho no mar e outro na estrada quando a rádio pôs a tocar o lingrinhas ai Timor dos Trovante. Nem demorei 10 segundos. Mudei logo de estação. A canção deixou de comover-me há muito tempo.

Ai o desencanto…

 

TRANSPORTES PARA PÓVOA-VILA DO CONDE



quarta-feira, março 07, 2007 

CARA NET CABO:

Antes de mais, saudações. Ao fim de 3 meses com a “net cabo” tenho de concordar que saltei de cavalo para burro. Estou com saudades do "sapo" e dos meus 4 mega. Ainda não houve um dia que os prometidos 8 mega-cavalos não me parecessem de 2ª mão.
E foi de facto muito comovente, quando o "modem" por duas vezes perdeu o “sinal”, e necessariamente tive de telefonar para linhas de valor acrescentado para efectuar testes de despitagem…
Cara “net cabo”, é com enorme prazer e satisfação que venho comunicar…

 

NÃO-CRÓNICA POR FAZER

Estive quase para não ver o Chelsea-Porto e quase para fazer uma crónica do jogo. O título seria: "Como eu não vi o Chelsea-Porto". Mas como vi o jogo não achei interessante fazer uma crónica.
Não há que disfarçar, como adepto do Porto não tinha confiança nenhuma e francamente, estou mais interessado em ver o Benfica nesta ronda das competições europeias.

segunda-feira, março 05, 2007 

AIR - PLAYGROUND LOVE (VIRGIN SUICIDES MOVIE)

Cá está uma música de uma banda sonora inesquecível de um filme inesquecível: As Virgens Suicidas (1999) de Sofia Coppola. Cheguei a ver os “Air” no Coliseu do Porto há uns anos atrás. Recordo-me de ter chegado atrasado ao concerto, de a sala estar cheia e de ver o Simão Praça a cantarolar todos os hits dos “Air” a uns metros de mim.
Para recordar no dia em que os "Air" lançam um novo original, denominado de "Pocket symphony" ("Sinfonia de bolso") e que marca o regresso da dupla francesa à música cinematográfica.


 

KAFKA VISITA OBRAS EM VILA DO CONDE (2)

Foi também a primeira visita oficial de kafka às obras de “tosquia” das árvores do separador das escolas Frei João/José Régio. Kafka reagiu com brutalidade à obra.
“ - Nazis!”

P.S. (Post scriptum de amigo) – Foda-se, não é uma expressão um bocado forte Kafka?


Crónica: Duponk

(Clicar na imagem para ampliá-la)

 

GALO DE BARCELOS 1 – MARROCOS 2

Cá está a única noticia que valeu a pena este fim-de-semana em Portugal e que deixou particularmente contente os vilacondenses. Marrocos venceu fora o Galo de Barcelos e já está à frente dos polacos 11 pontos.

 

KAFKA VISITA OBRAS EM VILA DO CONDE (1)

Foi a primeira visita oficial de Kafka às obras do Cine-Teatro-Neiva, daí a sua importância. Decorreu ontem e Kafka ficou francamente desanimado pelo estado em que viu o seu querido Cine-Neiva.

“ - Meu Deus, até me custa olhar para o cine-neiva e vê-lo neste estado. Era aqui que vinha ver os meus filmes pornos. É verdade! Ai ai que saudades! Quantas “píveas” não dei na casa de banho! Grandes intervalos aqueles!”

Qual o motivo para Kafka visitar esta emblemática obra? Ora bem, nem ele sabe! Mas os amigos de kafka há muito que especulam que Kafka prepara uma nova candidatura à Câmara Municipal de Vila do Conde há semelhança da que proporcionou nas autárquicas de 2005. Embora nem ele saiba, este projecto já tem nome: VITAMINA VC.


(Clicar na imagem para ampliá-la)

(Clicar na imagem para ampliá-la)


P.S. (Post scriptum de amigo) – Atenção poderes de Vila do Conde às condições do estaleiro da obra! Foi inaceitável ter visitado a obra na companhia de Kafka e nem uns míseros capacetes de segurança foi-nos facultado... para nos proteger da chuva.

Crónica: Duponk

quinta-feira, março 01, 2007 

VILA DO CONDE COM NOVO RELÓGIO




.........................................................................................................................


Oposição reage

(Publicidade paga)

 

DESCULPEM, MAS AGORA É A MINHA VEZ DE F…


Ideologicamente o homem não me diz nada mas confesso que fiquei contente com o regresso de Paulo Portas à política activa.
A política portuguesa estava num marasmo tal que até uns amigos meus (simpatizantes do BE), uivaram de júbilo frente à televisão com a declaração de Paulo Portas esta noite.

 

MORREU O “HOMEM-ELÁSTICO”


Guardo de Bento duas recordações. O glorioso jogo de Portugal com a Alemanha que nos qualificou para o mundial do México. Foi um jogo inesquecível e nesse dia, Portugal teve de facto na sua “árvore” um S. Bento “macaquinho”.

A outra recordação foi a lesão de Bento durante a campanha do mundial do México. Uma tristeza para Bento que assim viu de um momento para outro e num maldito treino, destroçado um sonho de toda a vida: a possibilidade de prosseguir e de brilhar no palco maior do futebol. Bento que esteve na altura a uma ou duas internacionalizações de se tornar no jogador português com mais internacionalizações.

Até sempre Bento!

 

APETECEU-ME IR A MADRID!

Apeteceu-me refrescar um pouco o espírito e vou a Madrid em meados deste mês. Vou lá estar uma semana. Foi muito engraçado a reacção das pessoas quando disse que ia passar férias a Madrid.

“Madrid??????”

Caros leitores, nunca digam que vão ou querem passar férias a Madrid. O mais certo é que lhes digam que Barcelona é mais bonita que Madrid, que Barcelona é mais espantosa e com uma “movida” mais surpreendente que Madrid. Esta opinião, melhor dizendo, este caso, é patológico. Senão vejamos:

1) Aqueles que só conhecem uma das duas cidades, têm esta opinião.

2) Aqueles que conhecem as duas têm esta opinião.

3) Aqueles que nunca foram a Madrid ou a Barcelona têm esta opinião.


Vou deprimido!